segunda-feira, 22 de junho de 2009

E-Learning - texto de apoio à ficha de leitura

“As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são hoje mais do que um simples meio de contacto e transporte de informação, apresentando-se como o instrumento para a aprendizagem e a construção colaborativa do conhecimento, desenvolvendo assim novas formas para o modo como os alunos aprendem e também novos contextos para a realização das aprendizagens online.” (Dias, 2004, p. 22)
A aprendizagem colaborativa é diferente da aprendizagem em meio escolar, visto que em meio escolar o professor é que distribui a informação, pelos alunos, na aprendizagem colaborativa o professor já não vai ser o distribuidor da informação e do saber, visto que os alunos quando quiserem pesquisar sobre qualquer tema basta ir a Internet e já tem acesso a toda a informação. O professor vai ser também mais um membro desta comunidade.
A teoria cognitivista defende que estas aprendizagens não são muito enriquecedoras, visto que o que se aprende não fica bem solidificado, ou seja, que não fica bem percebido, que não existe uma ponte entre o que já aprendemos, e que deste modo vai haver uma acomodação da nova informação. As aprendizagens são isoladas das restantes representações da mente. Nesta aprendizagem, falta a interacção social como um factor decisivo para o desenvolvimento cognitivo.
Já para o desenvolvimento construtivista, esta aprendizagem é um processo activo e dinâmico do indivíduo na construção individual e social do conhecimento. Esta aprendizagem resulta da exploração, experimentação, discussão e reflexão colaborativa. “Para esta abordagem a informação e o conhecimento não são uma representação abstracta e descontextualizada situada na mente, mas um processo construtivo que emerge de relações, situações e contextos específicos.” (Dias, 2004, p.25).
Vantagens que os processos colaborativos nas aprendizagens das comunidades online apresentam:
  • Os alunos podem comunicar com o resto do mundo em tempo real e sem sair do mesmo sítio;
  • Promove o desenvolvimento da reflexão através de pesquisa, visto que os alunos procuram informações sobre os temas, mas tem que reflectir se essa informação é viável;
  • Fomenta a interacção e partilha com o outro;
  • Conhecer novas perspectivas outra visão sobe determinada matéria e/ou assunto.

Bibliografia:

Dias, Paulo (2004). Processos de Aprendizagem Colaborativa nas Comunidades online. In Ana Augusta da Silva Dias e Maria João Gomes (Coords.), E-Learning para E-Formadores. Guimarães: TecMinho/Gabinete de Formação Contínua, Universidade do Minho.

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