quinta-feira, 18 de junho de 2009

As TIC - texto de apoio à ficha de leitura

As tic incluem multimédia, as redes, a videoconferência e as realidades virtuais.

Segundo a Wikipédia, podem ser consideradas NTICs, entre outras:

  • Os computadores pessoais (PCs, personal computers):
    - As câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams
    - O a gravação doméstica de CDs e DVDs
    - Os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados

  • A telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares):
    - A TV por assinatura
    - A TV a cabo
    - TV por antena parabólica

  • O correio eletrônico (e-mail):
    - As listas de discussão (mailing lists)

  • A internet:
    - A world wide web (principal interface gráfica da internet), os websites e home pages, os quadros de discussão (message boards)
    - O streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet)
    - O podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet)
    - Esta enciclopédia colaborativa, a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wikipédia

  • As tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons:
    - A fotografia digital
    - O vídeo digital
    - O cinema digital (da captação à exibição)
    - O som digital
    - A TV digital e o rádio digital

  • As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless):
    - Wi-Fi
    - Bluetooth
    - RFID
    - EPVC

Na opinião de Jacques Tardif (1998:15) "o desenvolvimento exponencial das TIC, assim como a sua força, impedem que a escola as trate superficialmente, exigindo reflexões sérias a propósito da integração, das modalidades e do grau de integração". Esta integração só é possível a nosso ver se a escola e os professores tiverem abertura à mudança e é necessário também que estas novas tecnologias estejam acessíveis a todos os alunos. Torna-se fundamental que o professor e a escola acompanhem as transformações que vão ocorrendo na sociedade. "A escola deverá tornar-se mais atractiva, reduzindo a distância que a separa do mundo exterior onde o aprendente vai buscar uma parte significativa das informações que lhe interessam" (Azevedo, 2006, p. 338). Já por parte do professor este deverá alterar os seus métodos de ensino, ou seja, de um mero transmissor de informações, de conhecimentos deverá servir de mediador, de modo a que os alunos possam procurar informações, fazerem pesquisas e contarem sempre com o seu apoio, só desta forma é que é possível que eles desenvolvam aprendizagens significativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário