sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cap. 4. Mundos Weblog e Construções de uma Escrita Eficiente e Poderosa - texto de apoio à ficha de leitura

Os autores apresentam uma análise cuidada de uma das mais bem sucedidas ferramentas de expressão individual o blogue propondo estratégias interessantes e bem fundamentadas para a sua utilização bem sucedida em ambiente escolar. Segundo estes depois de uma observação que realizaram a alguns blogs escolares concluíram que estes são pouco utilizados pelos professores e pelos alunos, e que “muitos posts de alunos para blogues apoiados pelas escolas parecem mais tarefas obrigatórias e/ou textos associados às notas dos alunos do que artefactos advindos de um interesse intrínseco” (Lankshear e Knobel, 2006, p. 116). Os blogs escolares funcionam como um interface entre a escola e os pais, desta forma permite que os pais fiquem a saber da data de entrega dos trabalhos, dos testes, etc. Segundo os autores Lankshear e Knobel (2006), os blogs poderiam ser utilizados nas escolas, não no sentido de os alunos colocarem lá as tarefas diarias, mas sim que tenha o objectivo de “encorajar as qualidades da escrita eficiente, evidenciadas por, digamos, novos bloggers, ou escritores de fan fiction, bloggers que desenvolvem crítica aos media ou aparelhos diversos, etc.” (Lankshear e Knobel, 2006, p. 119). É necessário criar um espaço na sala de aula que permita que a alunos e professores usarem da melhor forma este meio de comunicação. Na opinião de Lankshear e Knobel (2006) nestes espaços os alunos deverão ter a liberdade de acção de modo a que possam escrever nos blogs coisas dos seus interesses, estes blogues “podem ser dedicados a dicas para jogos, música, fan fiction, técnicas de desenho manga, etc.” (Lankshear e Knobel, 2006, p. 119). Também outra perspectiva que pode ser usada dentro da sala de aula é os professores darem temas aos alunos e depois pedir-lhes que façam uma busca sobre esse tema e que coloquem uma postagem crítica sobre o que encontraram. Desta forma estamos a usar a tecnologia como um meio de aprendizagem mais criativo.
Bibliografia:
Lankshear, C & Knobel, M (2006). Mundos Weblog e Construções de uma Escrita Eficiente e Poderosa: Atravessar com cuidado, e apenas onde os sinais o permitam. in Paraskeva, J & Oliveira, Lia (2006). Curriculo e Tecnologia Educativa. Edições pedago

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