sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cap.3 - Se a Tecnologia Educativa é a Resposta? - texto de apoio à ficha de leitura

Este capítulo faz uma abordagem generalizada da situação da Educação no mundo, inclusivamente em Portugal. Contextualiza o leitor sobre as políticas neoliberais assentes no avanço da tecnologia e potencializando assim o homeschooling.
A aposta no homeschooling vem levantar uma inúmera quantidade de questões, como a valorização dos interesses das crianças, garantir que cada criança possa expandir os seus próprios conhecimentos, a importância de criar uma criança que aprenda por si própria ao invés de se criar uma criança educada, proporcionar uma forma de conhecimento livre, fazer com que o conhecimento se faça de uma forma natural, conduzido pelos interesses paixões, etc.
O mais importante neste género de aprendizagem é que esta, é de facto, significativa para a criança. O homeschooling já surgiu em vários países mas na essência este consiste na educação em casa e não na escola. O projecto que vai ser implementado é criado por cada família segundo as suas necessidades.
O que nos leva a reflectir sobre a questão do homeschooling é o facto de este surgir da descrença na escola pública, pondo assim em causa aquilo que temos por educação democrática. A aprendizagem através de homeschooling é refutada no sentido em que tem como base as tecnologias, esta é sem dúvida antidemocrático a contribui em muito para o aumento dos desequilíbrios sociais.
Apesar de começarem a surgir novas respostas educativas não pudemos agir como se a educação pública não existisse…
Contudo não há uma formula mágica para melhorar o sistema educativo, embora hajam aspectos fundamentais que não podem ser ignorados, a questão da igualdade, a questão do reconhecimento das necessidades da sala de aula, a questão das verdadeiras necessidades de professores e alunos, etc.
A reforma educativa não pode passar apenas pela privatização, nem pela subjugação da educação ao mercado, nem por choques tecnológicos, e passar ao lado das questões mais importantes (devido à sua complexidade), qual o conhecimento mais valioso a ser veiculado pela educação?
A educação nunca deverá passar ao lado do seu propósito público, e nunca por em causa a sua essência democrática.
A tecnologia poderá surgir como um apoio às escolas, mas a isto impõe-se uma reestruturação das práticas de ensino e aprendizagem. Os computadores deveriam ser integrados nos processos de aprendizagem que ocorrem na sala de aula, mas temos a certeza que é claro que as tecnologias não têm vindo a ser usadas na sua capacidade e potencialidade plena.
Bibliografia:
PARASKEVA, J. (2006). Se a tecnologia educativa é a resposta?. in Paraskeva, J & Oliveira, L. (2006). Curriculo e Tecnologia Educativa I. Mangualdade: Edições Pedago

Sem comentários:

Enviar um comentário