quinta-feira, 25 de junho de 2009

Capítulo 5 – A s ciências da Educação e as Ciências da Comunicação em diálogo: a propósito dos media e das tecnologias educativas - texto de apoio

Cada vez mais ouvimos falar na importância do papel dos media e das tecnologias. Existem boas razões, e outras menos boas, no qual é importante insistirmos. Por um lado, as boas, desde a inovação pedagógica pela modernidade tecnológica, quanto às menos boas, podemos evidenciar que existe uma certa desconfiança relativamente a esta técnica.
Por exemplo na escola dada uma grande importância a estas novas ferramentas, portanto é importante que a escola saiba lidar com elas. Infelizmente o que tem acontecido é que a modernidade tecnológica não garante nada, sobretudo a inovação tecnológica. O que acontece é que a educação tem-se tornado cada vez mais num mercado e o marketing torna-se educativo, ou seja, o serviço público encontra-se assim ameaçado.
Cada vez mais se fala das Ciências da Educação e das Ciências da Informação e da Comunicação, estas duas disciplinas têm em comum particularidades do diálogo. A sua articulação pode ajudar a ter em conta vários fenómenos complexos, ligados à evolução tecnológica das novas sociedades, que se encontram em todos os sectores da vida social, reflectindo-se também no sector da educação e da formação.
É interessante que haja comunicação no quotidiano. Existem ferramentas diversificadas, a informação e comunicação é uma constante, onde todas as pessoas. No caso particular das escolas, os alunos devem interagir, ‘aprender a fazer’ ao longo das situações de aprendizagem, em especial devem também dominar os sistemas técno-semióticos, de comunicar segundo várias modalidades. Desde vídeo, áudio, num trabalho colaborativo em rede, etc.
Os multimédia educativos, principalmente o de formação à distância torna-se cada dia mais urgente. É toda esta evolução que representa os saberes científicos, que as ced e as cic apareceram como um ‘laboratório’ onde se elaboram novas relações entre estas duas de forma mais geral, entre as ciências humanas e as sociais, que tendem à delimitação de uma interdisciplina: mas os domínios interdisciplinares de hoje não serão as disciplinas de amanhã?
Bibliografia:
DELAUNAY, G. (2006). As ciências da Educação e as Ciências da Comunicação em diálogo: a propósito dos media e das tecnologias educativas. in Paraskeva, J & Oliveira, L (2006). Curriculo e Tecnologia Educativa. Mangualde: Edições Pedago

Sem comentários:

Enviar um comentário