segunda-feira, 15 de junho de 2009

O mundo é plano....

Segundo o autor Friedman (2006), o mundo está a tornar-se num plano, na sua opinião existiram alguns acontecimentos, passamos a descrever alguns:


“9/11/1989 – Quando derrubaram muros e construíram janelas”


Segundo Sem (indiano prémio Nobel da Economia), o muro de Berlim não estava a impedir só a falta de visão por parte dos Alemães, mas sim estava a fazer com que as pessoas não tivessem uma visão global e futurista sobre o mundo.
Nos anos 80, também houve uma grande revolução da informação:
- Em 1977 foi lançado o computador doméstico Apple II, por Steve Jobs e Steve Wosniak;
- Foi comercializado o primeiro computador da IBM em 1985;
- Em 1990, surgiu o Windows 3.0;
- Finais de 80 e inícios de 90, começaram a surgir uns modems que permitiram estabelecer a ligação entre o PC e o telefone.


Com “o aparecimento do PC Windows, em conjunto com a queda do muro, pôs em marcha o processo global que tornou o mundo mais plano” (Friedman, 2006, p. 59). As pessoas também se começaram a modificar do “EU e a minha maquina podemos comunicar melhor e mais rapidamente um com o outro, permitindo-me desempenhar mais tarefas” passou para “Eu e a minha maquina podemos comunicar melhor e mais rapidamente com alguns amigos e com mais algumas pessoas da empresa, permitindo-nos ser mais produtivos” (Friedman, 2006, p. 61)



“9/8/1995 – A nova era da conectividade: quando a rede se tornou global e a Netscape passou a ser cotada em bolsa”


Neste segundo acontecimento, começou a surgir a Internet, o correio electrónico, mas era tudo muito rudimentar.
- Em 1995, surgiu a Netscape;
- Surgiu o Windows 95, que já possuía ligação à internet.



“Software de sistematização dos fluxos de trabalho”


Segundo Friedman, o software veio permitir que as empresas se tornassem mais produtivas. Houve uma padronização do software o que fez com que nas empresas as pessoas pudessem comunicar entre elas de uma forma mais simples.



“Uploading – Aproveitar o poder das comunidades”


Com o avanço das tecnologias da Web, as pessoas passaram a puder “oferecer as suas notícias e artigos de opinião ultrapassando os intermediários dos jornais. É o chamado blogging (…)” (Friedman, 2006, p. 94). Também passou a ser possível oferecer músicas, vídeos, poesia, comentários e podcastings. Começou a surgir a Wikipédia, que pode ser vista como uma biblioteca virtual.



Blogs e Podcasts



Blogs "estes grupos alimentam-se frequentemente de muitos rumores e alegações irreflectidas. Como ninguém assume o comando os padrões relativos às boas práticas variam fortemente, alguns deles são completamente irresponsáveis” (Friedman, 2006, p. 116). De sete em sete segundo é criado um novo blog.

Podcasts “Os podcasts envolvem a produção, por parte de idividuos, de ficheiros áudio e vídeo – musicas, comentários, livros, leitura de poesia, recitais, tudo o que possa imaginar que pode ser feito por voz e vídeo – que depois podem se carregados em plataformas da Internet, como o itunes da Apple” (Friedman, 2006, p. 117).



In – Forming – Motores de busca Google, Yahoo! e MSN


“O objectivo do Google é este – tornar facilmente disponível todo o conhecimento mundial, em todas as línguas” (Friedman, 2006, p. 170).
Com o Google, o Yahoo e o MSN as pessoas passaram a ter acesso a mais informação, perante isto pode-se dizer que o mundo está-se a tornar plano, contudo a privacidade das pessoas passa a ser invadida por qualquer pessoa, isto porque, basta ir ao Google e através de um clik pode-se ficar a saber algo sobre as pessoas.




De facto, o mundo está a ficar plano, isto porque basta um clik e passamos a ter toda a informação disponível e podemos trocar essa mesma informação com qualquer pessoa independentemente de onde ela estiver.


FRIEDMAN, T. (2006). O mundo é plano. Lisboa: Actual Editora


Sem comentários:

Enviar um comentário