terça-feira, 16 de junho de 2009

papel da Internet para o funcionamento do modelo de relações sociais designado por “comunidades personalizadas”

O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação deu à sociedade uma nova configuração. Actualmente, vive-se num mundo conectado em redes onde os fluxos da informação remodelam as formas de interacção entre os sujeitos.
A interacção social, através das relações face-a-face, foi, ao longo da história, transformando-se através da intervenção de inúmeras e diversificadas formas de mediação. A intervenção das mediações nas trocas comunicacionais tornou-se necessária para garantir a aproximação de sujeitos geograficamente dispersos. Com esse intuito, surgiram, a carta, o telegrama, o telefone, o fax, o telemóvel e a Internet.
Das tecnologias inventadas até aos nossos dias pode-se dizer que a Internet, é o meio mais utilizado, entre os adolescentes.
A Internet promoveu o encurtamento de distâncias e criou um espaço comum de trocas informacionais, ligando todas as partes do globo.
No início a Internet era só utilizada para os chat, rooms e os newsgroups, mas agora passou a ser mais importante para o correio electrónico. Através do correio electrónico as pessoas trocam informação, e vão-se relacionando com os amigos e familiares.
Pelas formas de sociabilidade na rede, os indivíduos tendem a formar comunidades e relacionar-se em grupos de interesses homogéneos. A isto dá-se o nome de comunidades virtuais que são grupos de pessoas electronicamente para discutir assuntos de interesse mútuo.
O correio electrónico passou a ser utilizado para as pessoas trocarem informações entre amigos, familiares, etc. o correio electrónico tem mais importância para as pessoas com um status social elevado, pois estes utilizadores costumam ter menos contacto com os familiares, mas mais com os amigos, amigos estes que se encontram mais dispersos, vivem mais distanciados.
No entanto, para as pessoas com um status social mais baixo, o correio electrónico não se apresenta como uma ferramenta muito utilizada, visto que, os seus amigos são de perto, estes têm mais contacto com os familiares e vizinhos, estas pessoas não sentem tanto a necessidade de comunicarem a grandes distancias.
O correio electrónico junta-se à interacção cara a cara, telefónica ou por correspondência e não substitui outras formas de interacção social.
As pessoas que estão em contacto com a Internet estão mais expostas à informação, do que as pessoas que não estão em contacto com esta tecnologia.
Os maiores utilizadores da Internet são os adolescentes, para comunicarem com os seus amigos, e para fazerem novos amigos, contudo, os mais adultos também utilizam este meio, mas não com tanta frequência, fazem-no para comunicarem com os seus familiares.
A Internet é um meio eficaz para manter os laços sociais débeis que de outro modo se perderiam no compromisso entre o esforço para estabelecer uma interacção física e o benefício dessa comunicação. Um bom exemplo, de interacção social, são as redes seniores, estas redes permitem que estas pessoas troquem experiências e que encontrem companhia on-line.

Sem comentários:

Enviar um comentário